Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

27 de janeiro de 2007

Dúvida é sobre SAN? Tatyanne - MS

É, de modo simplificado, uma rede dedicada ao armazenamento de dados, que conecta dispositivos armazenadores de discos conhecidos por storages aos servidores da rede. É uma tecnologia relativamente nova e que vem se popularizando bastante no meio corporativo nos últimos anos, trazendo cada vez mais benefícios para as empresas que a adotam. Segundo reportagem do portal Exame de 02/03/2004, o mercado brasileiro de armazenamento de dados cresceu 44,4% em 2003, com uma movimentação no setor de 1,3 bilhão de dólares. No mundo, este mercado movimentou 25,5 bilhões de dólares em 2003. As perspectivas para 2004 são ainda maiores.
Em linhas gerais, podemos definir SAN como uma infraestrutura que permite que diversos servidores tenham acesso a discos externos de modo rápido e confiável. O conceito de discos externos já é, há algum tempo, uma tendência mundial, e vem sendo cada vez mais adotado. Os discos externos não são limitados em espaço como um disco interno, são mais fáceis de manusear quando necessário e trazem facilidades para o compartilhamento por vários servidores. A figura central de uma SAN, de fato, é o servidor de discos ou, como é popularmente conhecido, o storage.
A centralização das operações de armazenamento de dados e seu gerenciamento são as razões principais pela popularização das SANs. Administrar todos os recursos de armazenamento em ambientes críticos e de crescimento elevado não é uma tarefa fácil e pode ser muito dispendioso. Imagine, por exemplo, uma empresa com centenas de servidores que possuem importante demanda por espaço em disco. Acompanhar máquina a máquina e gerenciar seus volumes, com certeza não será um tarefa fácil. Com a centralização oferecida pela SAN, tanto o tempo quanto o custo de gerenciamento destes ambientes é muito reduzido. Além disso, uma SAN provê uma série de outras vantagens para o acesso a áreas de discos, como sua alta escalabilidade e confiabilidade.
Uma SAN é implementada utilizando-se componentes de hardware e também importantes softwares, sem os quais a SAN não traria tantos benefícios quanto conhecemos hoje. Como veremos no decorrer deste trabalho o conjunto de hardware e software certo é que vai definir a qualidade da SAN.
Abaxo, vemos uma SAN, representada por uma nuvem e diversos de seus equipamentos, ao lado de outras redes. A figura nos dá uma idéia de como as tecnologias não são isoladas, mas se integram.






Nenhum comentário:

Postar um comentário