Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

21 de janeiro de 2007

O que é Journaling? Délio - GOIANIA/GO

OK, boa pergunta, gostei das explanações do termo que vem logo abaixo, só uma pergunta, a onde vc. via o termo, que é uma técnica, creio eu que questão que falava de LINUX e arquivamento de dados.
Journaling
É uma técnica usada por vários sistema de arquivo que permite recuperar rápidamente de problemas sem precisar de verificar a integridade de todo o sistema de arquivo. O Journaling consiste na gravação de cada abertura de arquivo um log (journal), o que permite saber que ficheiros poderam ter sido afectados por um sistema ter sido mal desligado, por uma queda de energia.
OU
Journaling
O fsck consegue prover resultados satisfatórios, mas a correção de erros pode levar muito tempo, algo inaceitável em aplicações críticas. Além disso, se o desligamento incorreto do computador ocorreu quando dados estavam sendo gravados no disco, o fsck não conseguirá completar esses processos, ocasionando a perda das informações que estavam sendo gravadas. Diante desses problemas, foi apresentada uma solução viável: a utilização de sistemas de arquivos com a tecnologia "Journaling", que possuem a capacidade de acompanhar as mudanças que serão feitas no sistema de arquivos (por exemplo, gravações/atualizações de dados) antes que realmente sejam feitas. Essas informações que o Journaling captura são então armazenadas em uma parte separada do sistema de arquivos, denominada "Journal" (mas também conhecida por "registros de log"). Quando as informações são armazenadas no Journal, o sistema de arquivos aplica as mudanças registradas nele e então, remove as informações do Journal. Agora, entenda porque o Journaling é uma solução eficiente para os problemas de erro. Os registros de log são escritos antes que as mudanças efetivamente ocorram no sistema de arquivos e esses registros somente são eliminados quando as mudanças são feitas. Assim, se o computador é indevidamente desligado, o processo de montagem no próximo startup verificará se há mudanças gravadas no Journal "marcadas" como não feitas. Se houver, tais mudanças são então aplicadas ao sistema de arquivos. Isso faz com que os riscos de perda de dados sejam reduzidos drasticamente. Sistema de arquivos ext3 O sistema de arquivos ext3 é basicamente o sistema de arquivos ext2 com recursos de Journaling. Talvez, essa seja a razão de seu uso amplo: ele é totalmente compatível com ext2 (que foi um sistema de arquivos muito usado), o que nenhum outro sistema de arquivos baseado em Journaling.
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 28/09/2003 - Atualizado em 20/01/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário