Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

24 de janeiro de 2007

O que seriam:Channel 1/0; IRQ; DMA? Heitor Soares - Natal/RN

Channel 0/1/3/5/6/7 – São canais da DMA que um dispositivo ocupa. DMA (Direct Memory Access) - É uma capacidade fornecida por certas arquiteturas de barramento de computador que permite que os dados sejam enviados diretamente de um dispositivo acoplado (como uma unidade de disco) para a memória na placa mãe do computador. O microprocessador fica liberado dessa transferência de dados, acelerando assim a operação geral do computador. Normalmente, uma parte especificada da memória é designada para ser usada para acesso direto a partir de um dispositivo (como uma unidade de disco). No padrão de barramento ISA, até 16 megabytes de memória podem ser designados para DMA. Os padrão EISA e MCA e permitem acesso à faixa completa de endereços na memória (presumindo-se que sejam endereçáveis com 32 bits). A tecnologia por interconexão de componente periférico, executa o DMA usando um mestre de barramento (bus master) (com o microprocessador 'delegando' controle I/O para o controlador PCI). Uma alternativa ao DMA é a interface Programmed Input/Output (PIO) na qual todo dado transmitido entre os dispositivos passa pelo processador. Um novo protocolo para a interface ATA/IDE, a Ultra DMA, fornece uma taxa de transferência de dados por rajada (burst) de até 33 MB (megabytes) por segundo.
IRQ (interromper solicitação (interrupt request)) - é uma localidade atribuída onde o computador pode esperar que determinado aparelho o interrompa quando o aparelho enviar ao computador sinais sobre sua operação. Por exemplo, quando uma impressora termina de imprimir, ela envia um sinal de interrupção (interrupt) ao computador. O sinal interrompe momentaneamente o computador, de modo que ele possa decidir qual processamento será feito seguir. Como múltiplos sinais ao computador na mesma linha de interrupção talvez não sejam compreendidos pelo computador, um valor único tem que ser especificado para cada aparelho e seu caminho até o computador. Antes dos aparelhos Plug-and-Play (PnP), os usuários freqüentemente tinham que configurar valores IRQ manualmente (ou estar consciente deles) ao adicionar um novo aparelho ao computador. Se você adicionar um aparelho que não suporta Pnp (Plug and Play), espera-se que o fabricante forneça instruções explícitas sobre como atribuir valores IRQ a ele. Se você não souber que valor IRQ especificar, provavelmente economizará tempo ligando para o número do suporte técnico do fabricante do aparelho e perguntando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário