Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

25 de janeiro de 2007

O que é "Serviços de gerenciamento de rede (NMS). Comunicação entre NMS e agentes. " Tatyanne - MS

O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) foi desenvolvido para permitir que dispositivos de rede que utilizam o protocolo IP (Internet Protocol) possam ser gerenciados remotamente, através de um conjunto de “simples” operações.
Ele usa o modelo manager/agent onde um servidor com a função de NMS (“manager”, Network Management System) comunica-se com o agente de gerência de rede (“agent”, instalado no dispositivo a ser gerenciado) através do protocolo de gerência.
O “manager” é responsável por polling (busca de informação no agente) ou por recebimento de traps (enviada pelo agente, sem necessidade de solicitação prévia, para informar alterações de status).
O “agent” é um software que roda no dispositivo gerenciado, podendo ser um programa separado (um “daemon”, em um servidor Unix) ou incorporado (por exemplo, no Cisco IOS - Internetwork Operating System), para prover informações ao NMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário