Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

2 de março de 2007

Poderia explicar a questão 48 da prova do ISS-SP? Vários alunos

48. A Cifra (ou Código) de César, conhecida por ser um tipo de cifra de substituição em que cada letra do texto é substituída por outra, está mais fortemente caracterizada como uma solução no seguinte trecho de texto:
a) " ... os funcionários serão estimulados a realizar con­versação eletrônica ... ".
Errado.
b)
"Palavras chaves de busca de assuntos da prefeitura serão cadastradas na internet para facilitar a pes­quisa dos cidadãos ... ".
Errado.
c)
" ... segurança física e lógica das informações que garanta autenticidade, sigilo ... ".
Correto, aplicação direta do conceito.
d)
" ... pesquisas de assuntos de interesse municipal. .. ".
Errado.
e)
"Avisos eletrônicos via internet deverão ser enca­minhados a cada contribuinte ... ".
Errado.

Só lembrando: Técnicas de criptografias mais usadas em provas.
Substituição Monoalfabética
- o estudo da Criptografia começa pelo método de substituição simples que Júlio César usava para enviar mensagens a seus generais.
Substituição Polialfabética - Nesse sistema, ao invés de um único alfabeto de substituição, são utilizados vários alfabetos permutados, trocados periodicamente ao longo da mensagem.
Assimétrica - a criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método de criptografia
que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono.
Transposição - na criptografia
clássica, uma cifra de transposição procede à mudança de cada letra (ou outro qualquer símbolo) no texto a cifrar para outro (sendo a decifração efectuada simplesmente invertendo o processo). Ou seja, a ordem dos caracteres é mudada.
Quântica - a Criptografia Quântica utiliza princípios físicos
da matéria para permitir criar uma chave secreta que não pode ser quebrada (nem por um computador quântico – que permite processamento muito veloz-teoricamente). Ao basear-se nos princípios da Mecânica Quântica este método garante assim a segurança incondicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário