Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

3 de agosto de 2007

Conceitos Importantes -parte I - BIOS, CMOS

BIOS (Basic Input Output System Sistema Básico de Entrada e Saída )
Programa que ensina ao processador da máquina a operar com os dispositivos básicos do PC, como o vídeo em modo texto, o disco rígido e a unidade de disquete. Este programa está gravado dentro da memória ROM do computador, que fisicamente está localizada na placa-mãe do micro. Com isto, com o passar do tempo, muita gente passou a chamar a memória ROM do micro de "BIOS", muito embora isto esteja errado. Dentro da memória ROM do micro estão gravados três programas: BIOS, POST e Setup.

CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor)
É uma tecnologia de construção de cicuitos integrados. Esta tecnologia subdivide-se em PMOS (se for usado semicondutor do tipo P, isto é, com cargas positivas) e em NMOS (se for usado semicondutor do tipo N, isto é, com cargas negativas). Vários tipos de circuitos integrados são construídos usando esta tecnologia.No PC CMOS é sinônimo da memória de configuração, pois esta memória é fabricada com a tecnologia CMOS.Na memória de configuração dados sobre a configuração de hardware do sistema são gravados, tais como o tipo do disco rígido e a ordem de boot.A memória de configuração (ou CMOS, como preferir) é uma memória do tipo RAM, significando que o seu conteúdo é apagado quando a sua alimentação é cortada. Para que isto não ocorra, ela é alimentada por uma bateria, que também alimenta o relógio de tempo real (RTC) do sistema. O conteúdo da memória de configuração é normalmente alterado através de um programa chamado setup. Atualmente a memória de configuração está integrada no chipset da placa-mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário