Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

15 de setembro de 2007

URGENTE tem recurso na questão do TJ-SP Interior.

Com relação à questão nº. 5 da prova versão 3, passo a expor os seguintes motivos

5. Analise as afirmações relacionadas com nome de pastas e arquivos no sistema operacional Windows XP:
I – alguns caracteres, como barra (/), asterisco (*) e interrogação (?) não podem ser utilizados na escolha de nomes;
II – nomes de arquivos necessariamente possuem uma extensão;
III – o nome pode apresentar como tamanho máximo 256 caracteres.

Sobre as afirmações, pode-se dizer que está correto apenas o contido em
(A)I (B)II (C)III (D)I e II (E)I e III

Segundo o gabarito oficial, publicado na data 12-09-2007, a assertiva tida como correta “(E) I e III”, está fundamentalmente incorreta, veremos:

O NTFS (New Technology File System - Systema de Arquivos de Nova Tecnologia) é o sistema de arquivos mais utilizado por computadores baseados em Windows NT, incluindo o 2000 e o XP. Muito mais completo que o FAT (File Allocation Table - Tabela de Alocação de Arquivos), o NTFS permite a configuração de permissões em arquivos ou pastas, encriptação e compactação nativas e transparentes ao usuário, volumes extendidos e mais uma gama de funções que a maioria dos usuários nem chega a conhecer.
O nome oficial desta versão do NTFS é "NTFS 1.1", no entanto, como é usada geralmente em conjunto com o Windows NT4, acabou sendo chamada de versão 4. As principais características desta versão do NTFS são: Nomes de arquivos: Ao contrário do FAT (16 bits), o NTFS suporta nomes de arquivos e pastas com até 255 caracteres.
(...) File Name Attribute ou Atributo de Nome do Arquivo: Como o próprio nome já sugere, este atributo armazena os nomes do arquivo. Nomes? Sim, além do nome padrão de no máximo 255 caracteres, o NTFS armazena aqui o nome compatível com o MS-DOS (no formato 8.3, ou seja, 8 caracteres seguidos de um ponto e uma extensão composta por 3 caracteres). (grifo nosso).


Convenções de Nomenclatura do NTFS
Os nomes de arquivos e diretórios podem ter até 255 caracteres de comprimento, incluindo quaisquer extensões. Os nomes preservam as maiúsculas e as minúsculas, mas não são sensíveis a elas. O NTFS não faz distinção de nomes de arquivo baseados em maiúsculas e minúsculas. (
http://support.microsoft.com/kb/100108/pt-br).
Pelo exposto, conclui-se que o número máximo é 255 caracteres e não 256 como o mencionado pela comissão, devendo a questão ser anulada por não estar em conformidade com as respectivas normas.
Sendo que estas definições foram retiradas do site oficial da Microsoft (
http://support.microsoft.com/kb/100108/pt-br), empresa responsável pelo sistema operacional, não havendo na comunidade acadêmica e científica referência maior para pesquisas e esclarecimentos.
Diante do exposto, pugna-se pela anulação da questão aventada, por ser medida de justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário