Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

27 de março de 2008

Prova INSS/2008 Analista-Direito Q.50 Nos CDs de áudio modernos

50 Nos CDs de áudio modernos, todos os arquivos são gravados no formato denominado MP3. Em muitos casos, entretanto, é comum a realização de download de arquivos de áudio por meio da Internet. Nesse caso, a música não é baixada em formato MP3, pois, entre os formatos disponíveis, este é o que ocupa maior espaço em memória. Em geral, para esse tipo de download, o arquivo é baixado no formato WAV, o qual é obtido quando o arquivo MP3 passa por um programa de compactação que o torna muito menor, mas que, ainda assim, mantém as características sonoras essenciais da gravação. (CERTO ERRADO)
Os arquivos MP3 são gerados a partir de uma compressão das músicas em formato WAV preservando suas características originais. O princípio de funcionamento básico da compressão é retirar todo e qualquer faixa de freqüência redundante e/ou irrelevante que não são percebidas pelo ouvido humano. O algoritmo de compactação corta freqüências muito altas, acima dos 20KHz (freqüências que não são percebidas pelo ouvido humano). Esse sistema se chama perceptual noise shaping que basicamente faz o seguinte: um banco de filtros pega pequenas amostras do sinal e através do algoritmo de compactação do mp3 gera um novo sinal diferente deste, menor, mas que soa aos nossos ouvidos como o primeiro. Em qualquer música, se duas freqüências muito próxima foram "tocadas" ao mesmo tempo nosso ouvido somente ouvirá a mais forte, ou seja, o mp3 simplesmente diminui o número de bits desse sinal mais fraco e mantém os bits do sinal mais forte, diminuindo assim o tamanho final do arquivo na proporção 12:1 (qualidade semelhante ao CD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário