Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

3 de janeiro de 2009

ICMS/RJ 2008 Q.55 Analise a figura abaixo, que ilustra um esquema de criptografia e cujo funcionamento é descrito a seguir.

I. A empresa InfoGold criou uma chave pública e a enviou a vários sites.
II. Quando um desses sites quiser enviar uma informação criptografada para InfoGold, deverá utilizar a chave pública desta.
III. Quando InfoGold receber a informação, apenas será possível extraí-la com o uso da chave privada, que só InfoGold possui.
IV. Caso InfoGold queira enviar uma informação criptografada ao site 3, por exemplo, deverá conhecer sua chave pública.
O esquema é conhecido como de chave:

a) secreta.
b) simétrica.
c) assimétrica. CORRETO
d) transversa.
e) reversa.
Só lembrando: Técnicas de Criptografia:
Chave Assimétrica
A criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método de criptografia que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono.
Chave Simétrica
Permitindo que uma mesma chave seja utilizada para codificar e decodificar a informação, escolhida de forma que a violação dessa chave seja, em termos práticos, muito difícil de ser realizada.
Quântica
Utiliza princípios físicos da matéria para permitir criar uma chave secreta que não pode ser quebrada (nem por um computador quântico – que permite processamento muito veloz-teoricamente). Ao basear-se nos princípios da Mecânica Quântica este método garante assim a segurança incondicional
Substituição Monoalfabética
O estudo da Criptografia começa pelo método de substituição simples que Júlio César usava para enviar mensagens a seus generais.
Substituição Polialfabética
Nesse sistema, ao invés de um único alfabeto de substituição, são utilizados vários alfabetos permutados, trocados periodicamente ao longo da mensagem.
Transposição
Na criptografia clássica, uma cifra de transposição procede à mudança de cada letra (ou outro qualquer símbolo) no texto a cifrar para outro (sendo a decifração efectuada simplesmente invertendo o processo). Ou seja, a ordem dos caracteres é mudada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário