Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

14 de março de 2009

(TCESP/2008 Agente Fiscal) SGBD ...permitem ao usuário definir, construir e manipular BD ... (Questão da Série "p. usuário final fazer", é MOLE ?)

Um SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades. Para que um sistema de manipulação de dados seja considerado um SGBD, deve conter determinadas características, dentre as quais destacam-se:
I. Auto-contenção — Um SGBD não contém apenas os dados em si, mas armazena completamente toda a descrição dos dados, seus relacionamentos e formas de acesso, sem depender de nenhum programa externo para isso.
II. independência dos dados — As aplicações devem estar imunes a mudanças na estrutura de armazenamento ou na estratégia de acesso aos dados. Nenhuma definição dos dados deverá estar contida nos programas da aplicação.
III. Visões — Um SGBD deve permitir que cada usuário visualize os dados de forma diferente daquela existente previamente no Banco de Dados.
IV. Transações — Um SGBD deve gerenciar completamente a integridade referencial definida em seu esquema, mesmo que tenha que se valer do auxílio de um programa aplicativo.
É correto o que consta em
a) II e III, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) I e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II e III, apenas.

Resposta correta alternativa E, a acertiva IV está errada quando ele escreve: "mesmo que tenha que se valer do auxílio de um programa aplicativo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário