Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

25 de maio de 2010

CODESP 2010 Q56.A expressão “vírus de computador” ...

A expressão “vírus de computador” tornou-se comum no vocabulário dos usuários de computador. Acerca desse tema, julgue as afirmativas abaixo:
I. Vírus de macro, também conhecido como vírus polimorfo, é aquele que pode mudar seu padrão de bytes quando se duplica, evitando assim a detecção por meio de técnicas de verificação de macro. CORRETO
II.
Worm é um programa malicioso autoprogramável que faz cópias de si mesmo, ou seja, um tipo de malware que usa a rede para se espalhar infectando em pouco tempo um grande número de computadores, usando anexos de e-mail e forjando e-mails aparentemente legítimos. CORRETO
III.
Malware é um software que tem objetivos maliciosos incluindo todos os trojans, vírus e spywares. CORRETO
IV.
Spywares são softwares de computador que coletam e transmitem dados e informações pessoais armazenadas na máquina do usuário. CORRETO
V.
Retrovírus é um vírus de computador que ataca os programas antivírus na tentativa de evitar sua detecção. ERRADO
Assinale
a) se apenas uma afirmativa estiver correta.
b) se apenas quatro afirmativas estiverem corretas.
c)
se apenas duas afirmativas estiverem corretas.
d) se apenas três afirmativas estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Complemento dos conceitos:
Malware - É proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.
Retrovírus - Família a que pertence o Vírus da Imunodeficiência Adquirida. Tipo de vírus que, para se reproduzir, desencadeia um processo de conversão reversa de seu material genético, utilizando uma enzima específica (transcriptase reversa) e outras enzimas das células do indivíduo infectado.
Spyware - Consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.
Vírus de Macro - vírus criado em uma linguagem de macro, que é associado a uma aplicação. é transportado por arquivo de documento usado com essa aplicação e é executado quando o documento é aberto.
Worm (verme, em português) - Em computação, é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email. A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário