Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

18 de junho de 2010

PC-SP 2010 Escrivão Q89. ... mesmo endereço IP possa ser usado em diferentes placas de rede em momentos distintos...

89. Em uma rede pode ser necessário que o mesmo endereço IP possa ser usado em diferentes placas de rede em momentos distintos. Isto pode ser feito pelo protocolo
a) DHCP
b) SMTP
c) SNMP
d) FTP anônimo
e) RIP
DHCP (Protocolo de Configuração de Host Dinâmico)
Usado em redes TCP/IP, gerar um endereço IP dinâmico no momento da conexão a uma estação. É um protocolo de comunicações que permite que os administradores de rede gerenciem e automatizem a designação de endereços do IP na rede de uma organização. Quando uma organização fornece aos usuários de seu computador uma conexão à internet, um endereço IP deve ser atribuído para cada máquina. Sem DHCP, o endereço IP deve ser criado manualmente em cada computador e, se os computadores se dirigirem para outro local em uma outra parte da rede, um novo endereço IP deve. ser criado. É muito útil onde os usuários mudam freqüentemente. DHCP suporta endereços estáticos para computadores com servidores Web que necessitem de um endereço IP permanente.
SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagens)
É um protocolo usado na recepção de e-mails. Porém, uma vez que ele é limitado em sua habilidade de enfileirar mensagens na recepção final, ele costuma ser usado com um ou dois outros protocolos, POP3 ou IMAP, que permitem que o usuário salve mensagens em um serviço de mensagens e baixe-as periodicamente a partir de um servidor.
SNMP (Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede)
É o protocolo que controla o gerenciamento de rede, monitoramento de dispositivos da rede e suas funções. Ele não é necessariamente limitado para redes TCP/IP. O SNMP funciona no modelo cliente servidor. O computador e o sistema utilizado para o gerenciamento atua como cliente, enquanto que os dispositivos gerenciados são os servidores. O software de gerenciamento contata o servidor através do protocolo UDP e envia comandos de consulta para obter informações sobre a configuração do dispositivo, ou comandos para alterar algum parâmetro.
FTP (Protocolo de Transferência de Arquivo)
Cuida da transmissão do arquivo pela rede. Usado nos processos: DownLoad e UpLoad. É o protocolo que tem a capacidade de conectar-se a um sistema remoto e fazer o acesso de diretórios e a transferência de arquivos entre estes sistemas. O FTP inclui senhas de segurança, o controle de acesso, exige que o usuário se identifique, através de nome e senha, para ter acesso aos arquivos do servidor. É o serviço mais completo, independência de plataforma. Outras características são: acesso interativo, o protocolo FTP foi desenvolvido para ser utilizado por aplicações com a finalidade de acessar arquivos num servidor, por exemplo, uma aplicação Windows, através do FTP, poderia subir e baixar arquivos de um mainframe; diferentes formatos para os dados, o FTP permite que o usuário informe formato de armazenamento dos dados, por exemplo, os dados podem ser tratados como arquivos texto ASCII ou EBCDIC, ou binário.
RIP( Routing Information Protocol), é um protocolo de roteamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário