Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

18 de junho de 2010

PC-SP 2010 Escrivão Q98 ...software que infecta um computador...cobrar um resgate do usuário ...

98. O software que infecta um computador, cujo objetivo é criptografar arquivos nele armazenados e cobrar um resgate do usuário para fornecer uma senha para descriptar os dados, é um malware do tipo
a) Backdoor, denominado ransomware.
b) Worm, denominado ransomware .
c) Trojan, denominado spyware.
d) Backdoor, denominado spyware.
e) Trojan, denominado ransomware.
Backdoors - É um trecho de código mal-intencionado que cria uma ou mais falhas de segurança para dar acesso ao sistema operacional para pessoas não autorizadas. Backdoors podem ser inseridos propositalmente pelos criadores do sistema ou podem ser obra de terceiros mal intencionados (usando para isso um vírus, verme ou cavalo de tróia). Em geral, quando nos referimos a um Backdoor, trata-se de um Backdoor que possa ser explorado através da internet. Mas o termo pode ser usado de forma mais ampla para designar formas furtivas de se obter informações privilegiadas em sistemas de todo tipo. Por exemplo: o Clipper Chip, dispositivo de criptografia do governo norte americano, possui um Backdoor embutido pelo próprio governo que permite recuperar as informações codificadas anteriormente com o dispositivo. A proteção mais comum contra Backdoors em computadores pessoais é o uso de firewalls e de IDS. De modo geral, Backdoors que atuam através da internet podem ser facilmente detectados por um IDS ou impedidos de atuar pelo firewall.
Spyware - Consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre seus costumes na Internet e transmite esta informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento e o seu consentimento. Exemplos de Spyware: GAIN, Aurora.
Trojan (Cavalo de Tróia) - É um programa no qual um código malicioso ou prejudicial está contido dentro de uma programação ou dados aparentemente inofensivos de modo a poder obter o controle e causar danos, como arruinar a tabela de alocação de arquivosno seu disco rígido. Em um caso célebre, um cavalo de Tróia foi um programa que deveria encontrar e destruir vírus (virus) de computador. Um cavalo de tróia pode ser amplamente distribuído como parte de um virus de computador.
WORM - Vírus auto-replicante que não alteta arquivos, mas reside na memória ativa e se duplica. Os worms usam partes de um sistema operacional que são automáticos e geralmente invisíveis ao usuário. É comum que os worms sejam notados somente quando sua replicação descontrolada consome os recursos do sistema, tornando a tarefa lenta ou até parada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário