Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

11 de dezembro de 2010

PC_SP 2005 A.T. Q.71...Existem diferentes tipos de interfaces para HDs...

71. Para armazenar informações nos computadores, contamos com dispositivos que são denominados dispositivos de armazenamentos de massa, um destes dispositivos é conhecido como HD ou ainda disco rígido. Existem diferentes tipos de interfaces para HDs. Estas interfaces de acordo com a sua evolução são:
a) SCSI, Serial ATA.
b) IDE, DDR, Serial ATA
c) IDE, SCSI e Serial ATA Correto
d)
Paralela, IDE, SCSI,
e) Serial ATA, SCSI, IDE
IDE (Integrated Drive Electronics) ou Enhanced IDE (EIDE ou E-IDE) é um termo generalizado em termos comerciais que utiliza a tecnologia ATA (Advanced Technology Attachment) que permite ligar dispositivos diretamente à placa-mãe através de um cabo, também fez com que controlador fosse integrado ao drive e sendo fabricados juntos.
ATA (AT Attachment, ou Advanced Technology Attachment), é a interface de comunicação mais conhecida, mais utilizada e mais barata para a conexão de discos rígidos, CDs e DVDs. O ATA foi utilizado primeiramente no ano de 1986 e, durante muito tempo foi a interface hegemônica utilizada para PCs. A hegemonia começou a diminuir com o advento, popularização e barateamento dos discos rígidos, CD-ROM e DVD-ROM que utilizavam a interface USB e com o advento do SATA. SCSI (Small Computer System Interface) a tecnologia SCSI permite conecte periféricos, tais como discos rígidos, CD-ROMs, impressoras e scanners. Existe uma grande variedade de padrões de dispositivos SCSI, sendo que estes inicialmente usavam interfaces paralelas. Alguns exemplos: SCSI-1 (barramento de 8 bits, clock de 5 MHz e taxa de transferência de 5 MB/s), Fast SCSI (barramento de 8 bits, clock de 10 MHz e taxa de transferência de 10 MB/s), Ultra SCSI (barramento de 8 bits, clock de 20 MHz e taxa de transferência de 20 MB/s), Ultra2 Wide SCSI (barramento de 16 bits, clock de 40 MHz e taxa de transferência de 80 MB/s) e Ultra-320 SCSI (barramento de 16 bits, clock de 80 MHz DDR e taxa de transferência de 320 MB/s). Posteriormente foram também criadas interfaces seriais, como a SSA (Serial Storage Architecture), com taxa de transferência de 40 Mb/s e SAS (Serial Attached SCSI) de 300 Mb/s, também chamado de SASCSI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário