Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

24 de outubro de 2012

Prova ATA - 2012 Questão: O BrOffice é uma suíte para escritório gratuita e de código aberto ...O Calc utiliza como padrão o formato:


.DOC
Os arquivos .doc são utilizados pelo programa Word para armazenar documentos com formatação, imagens, e até mesmo objetos embutidos no documento através do protocolo OLE 2. Este é um formato binário separado em várias streams (stream principal, stream de informação sumária, tabelas, dados, objctos, entre outros) originalmente utilizado pelo programa Word Perfect, mas foi mantido pela Microsoft (e melhorado ao longo dos anos) até às versões mais recentes do Microsoft Word (Office 2003). Com a introdução do Office 2007, o formato .doc foi sucedido pelo .docx (baseado no XML), mas continua a ser suportado por motivos de compatibilidade.
Os arquivos .doc podem ser abertos (com algumas falhas de compatibilidade) pelo Open/Libre Office e Abiword.
.ODF
Open Document Format é um conjunto de formatos de arquivos para aplicações de escritório (edição de texto, planilhas, apresentações de slides, banco de dados, manipulação de imagens, entre outros) desenvolvido com a proposta de oferecer um padrão aberto que pode ser adotado por qualquer pessoa ou instituição. Dessa forma, a distribuição de documentos nesses formatos se torna muito mais prática, já que basta a utilização de programas compatíveis, independente de sistema operacional ou plataforma.
.PDF
O formato PDF foi criado à cerca de 17 anos pela Adobe Systems e tornou-se um formato padrão para captura e visualização de informação a partir de muitas aplicações e na maioria dos sistemas operativos para computador, o que faz dele um formato perfeito para partilha de conteúdos. PDF é agora um padrão aberto que é conhecido como ISO 32000 e é mantido pela organização que gere os padrões ISO (International Organization for Standards), este padrão continuará a ser desenvolvido e melhorado. Windows, Mac OS e mesmo alguma plataformas destinadas a dispositivos móveis incluem suporte para visualizar e imprimir arquivos PDF. Existe um grande número de utilizadores e empresas que criam "plug-ins" ou ferramentas que suportam o uso do formato PDF, assim como ajudam utilizadores para conseguirem os melhores resultados usando o formato PDF. Depois de abrir um arquivo PDF poderá visualizar o mesmo como se este fosse o documento original incluindo vários tipos de conteúdos como imagens, gráficos, vídeo, texto, etc. Quando usado situações que requerem segurança um arquivo PDF poderá ser protegido por password e assinado digitalmente ao ser criado com os programas Adobe Acrobat ou LiveCycle ES2. Arquivos PDF são normalmente criados utilizando o programa Adobe Acrobat, mas poderão também ser criados utilizando outros programas como:  Ghostscript, Open Office,  PageStream,  Scribus.
.XLS
O Excel utiliza o formato XLS para os seus arquivos de Planilha Eletrônica até à versão 2007, os arquivos XLS são capazes de armazenar imagens, gráficos e fórmulas.
.XLSX.
Versões posteriores a 2007 utilizam o formato XLSX baseado no padrão XML, os arquivos XLS são capazes de armazenar imagens, gráficos e fórmulas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário