Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

24 de outubro de 2012

Prova ATA - 2012 Questão: ... visitante de um sítio Web se conecta ... protocolo específico de segurança... https:// (no lugar do http:// padrão)... Website não poderão ser interceptadas no seu trajeto...


HTML.
HTML (HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto do "casamento" dos padrões HyTime SGML.
HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermídia e conteúdo baseado em tempo. Um documento é visto como um conjunto de eventos concorrentes dependentes de tempo (como áudio, vídeo, etc.), conectados por hiperligações. O padrão é independente de outros padrões de processamento de texto em geral. SGML é um padrão de formatação de textos. Não foi desenvolvido para hipertexto, mas tornou-se conveniente para transformar documentos em hiper-objetos e para descrever as ligações.

HTTP.
Protocolo de transferência do Hipertexto - Usado na  Internet, cuida da transferência de textos HTML. É um conjunto de regras para permuta de arquivos (texto, imagens gráficas, som, vídeo e outros arquivos multimídia) na Web.  É um protocolo de aplicação.  Conceitos essenciais que fazem parte do HTTP incluem a idéia de que os arquivos podem conter referências a outros arquivos cuja seleção irá induzir mais solicitações de transferência.   Qualquer servidor Web contém, além de arquivos HTML e outros.  

SSL.
Serviço SSL (Secure Socket Layer) ou Camada de Conexão Segura - O SSL adiciona proteção à camada de aplicação sendo geralmente usado para transmissão de dados de uma aplicação específica de forma segura, usando criptografia, em um ambiente não seguro, como a Internet.

TCP/IP.
Protocolo de Controle e Transmissão/Protocolo Internet - Principais protocolos da INTERNET. IP encaminha os pacotes (dados) na rede.  E endereçar os computadores da rede.  TCP desmonta e monta os pacotes (dados) a ser enviados.   Os protocolos TCP/IP provê recursos para transmissão de mensagens entre equipamentos dispersos dentro de uma ou mais redes, e pode ser implementado sobre várias tecnologias de rede. 

WebSec.
O processo  prevê a existência  de  um servidor  que se comunica com  o servidor HTTP tradicional, criptografa os dados e encaminha-os à um plugin que decifra as informações e as exibe na janela do navegador. É previsto também o envio de informações no sentido inverso, quando o plugin criptografa dados preenchidos em um formulário e encaminha ao servidor WebSec que,  por sua vez, decifra os dados e os passa ao servidor HTTP tradicional. Desta  forma  podemos  alterar  as  características  da criptografia arbitrariamente (tamanho  da chave,  algoritmo,...),  de  forma  independente  de  qualquer  fornecedor  de softwares e, ainda assim, continuar utilizando softwares amplamente conhecidos como o Internet Explorer, Netscape Navigator ou o Apache (servidor HTTP).



Nenhum comentário:

Postar um comentário