Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

27 de agosto de 2013

Prova PECFAZ 2013 cargo Analista Técnico-Administrativo

01 - As suítes de escritório oferecem funções de editoração de textos, planilha eletrônica, apresentação, editoração de desenhos e banco de dados. Um exemplo de suíte de escritório baseada em software livre é o:
a) LibreOffice                                                
b) Microsoft Office                                       
c) LinuxOffice          
d) UBUNTU Office                          
e) BROfficex
É uma suíte de aplicativos livre multiplataforma para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A suíte utiliza o formato OpenDocument (ODF) e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados. Alguns formatos legados que não mais suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office ainda podem ser abertos pelo LibreOffice. O LibreOffice surgiu como uma ramificação do projeto original OpenOffice.org


02 - Um sistema operacional (SO) de um computador, que é usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, é um sistema complexo. Contém milhões de linhas de instruções escritas por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fáceis de serem escritos, eles são construídos como uma série de módulos, cada módulo sendo responsável por uma função. Um dos módulos típicos em um grande SO multiusuário é o(a):
a) Flush           
b) Thread        
c) Shift                        
d) Kernel        
e) EPROM
Núcleo do sistema, responsável pela administração dos recursos do computador, dividindo-os entre os vários processos que os requisitam. No caso do Linux, o Kernel é aberto, o que permite sua alteração por parte dos usuários.


03 - Para o funcionamento da Internet, há um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído, que resolve nomes de domínios em endereços de rede (IP),
que é o:
a) POP3
Post Office Protocol - É a versão mais recente do protocolo padrão para recuperar e-mails. O POP3 é um protocolo de cliente/servidor no qual o e-mail é recebido e guardado para você pelo servidor de internet.  Periodicamente, você (ou o seu programa de e-mail) checa sua caixa postal no servidor e baixa qualquer e-mail. Ele é reconhecido pelos navegadores. SMTP e POP cuida de e-mail(s),  do enviar ao recebimento.
b) DNS
Serviço DNS (Sistema de Nome de Domínio)
O DNS é um mecanismo que permite atribuir nomes, com algum significado para as pessoas e para as máquinas de uma rede TCP/IP. O DNS prevê critérios para a tradução de nomes em endereços IP e vice-versa, e as regras para delegação de autoridade para atribuição dos nomes. O sistema de nomes é usado na Internet para referendar sites, de forma geograficamente distribuída.
c) HTTP
Protocolo de transferência do Hipertexto - Usado na  Internet, cuida da transferência de textos HTML. É um conjunto de regras para permuta de arquivos (texto, imagens gráficas, som, vídeo e outros arquivos multimídia) na Web.  É um protocolo de aplicação.  Conceitos essenciais que fazem parte do HTTP incluem a idéia de que os arquivos podem conter referências a outros arquivos cuja seleção irá induzir mais solicitações de transferência.   Qualquer servidor Web contém, além de arquivos HTML e outros. 
d) HTTPS
Serviço SSL (Secure Socket Layer)  ou Camada de Conexão Segura - O SSL adiciona proteção à camada de aplicação sendo geralmente usado para transmissão de dados de uma aplicação específica de forma segura, usando criptografia, em um ambiente não seguro, como a Internet.   Uma das principais aplicações é o HTTP, que, quando utilizado em conjunto com o  SSL, é chamado de HTTPS. 
e) SMTP
Protocolo Simples de Transferência de Mensagens - É um protocolo usado na recepção de e-mails.  Porém, uma vez que ele é limitado em sua habilidade de enfileirar mensagens na recepção final, ele costuma ser usado com um ou dois outros protocolos, POP3 ou IMAP, que permitem que o usuário salve mensagens em um serviço de mensagens e baixe-as periodicamente a partir de um servidor.


04  - Um exemplo de protocolo de transporte utilizado na Internet é o protocolo:
a) XTP                        
b) TPP                        
c) UDP                       
d) TRP                        
e) HTTP
Protocolo que Usa Datagrama - Usado em aplicações DNS e SNMP, para gerenciamento de rede.  É uma alternativa para o TCP.  Assim como o TCP, o UDP usa o IP para realmente levar uma pacote de dados de um computador para outro.  Diferentemente do TCP, o UDP não fornece o serviço de dividir uma mensagem na origem e remontá-la no destino.   UDP não fornece a seqüência dos pacotes em que os dados chegam. Isso significa que o programa de aplicativo que usa o UDP deve garantir que a mensagem inteira chegou e está em ordem.


05 - Gerenciador de arquivos é um aplicativo usado para criar e organizar diretórios e arquivos em sistemas operacionais. Um exemplo de gerenciador de arquivos é o:
a) Notepad                             
b) Internet Explorer                           
c) Outlook
d) Microsoft Office              
e) Finder
É o programa por padrão de gerenciamento de arquivos dos sistemas operacionais Mac OS e Mac OS X editados pela Apple. A partir de uma metáfora de escrivaninha, o Finder permite navegar, organizar e procurar visualmente o conteúdo do disco rígido de um Macintosh, e também o conteúdo de disco óptico ou volume distante (em rede). Como tal, o Finder age como um Shell em outros sistemas operacionais, mas usando uma GUI (Graphical User Interface é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais. Ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador através de representações visuais do sistema operacional. Para Windows temos apenas o ambiente gráfico padrão, nas versões Windows Vista e Windows 7 temos a chamada Windows Aero ). 


06 - As mídias sociais colaborativas são aquelas nas quais os usuários colaboram diretamente uns com os outros, podendo acertar a produção de um novo conteúdo em conjunto. Um exemplo de mídia social colaborativa é o(a):
a) Second Life
É um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi criado em 1999 e desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linden Lab. Dependendo do tipo de uso, pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome "second life" significa em inglês "segunda vida", que pode ser interpretado como uma vida paralela, uma segunda vida além da vida "principal", "real". 
b) Wikipédia
É uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas.
c) Twitter
É uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
d) Blogger
É um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, de forma semelhantemente ao WordPress.
e) Flickr
É um site da web de hospedagem e partilha de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), além de permitir novas maneiras de organizar as fotos e vídeos. Caracterizado também como rede social, o Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo. No começo de 2005 o site foi adquirido pela Yahoo! Inc.


07 - Sítios Web que reúnem links para notícias, podcasts e vídeos enviados pelos próprios usuários e avaliados por eles, que combinam funções de social bookmarks, blogs e feeds, são classifi cados na categoria:
a) Livecasting                         
b) Microblog                           
c) Mundo Virtual
d) SocialCast                          
e) Social News
É um tipo de social bookmarking, resumidamente, é um sistema de bookmarks (também conhecido como favoritos ou marcadores) online de livre acesso, que tem por finalidade disponibilizar seus favoritos na internet para o seu fácil acesso e para compartilhar com os usuários da Internet1 . Pode ser classificado como parte do conceito que é chamado de Web 2.0 (termo comumente associado a aplicações web que facilitam o compartilhamento de informações, por meio de um ambiente interativo e design centrado no usuário. Um site da Web 2.0 (por exemplo, Facebook) permite que seus usuários interajam uns com os outros como contribuintes para o conteúdo do site, em contraste com os sites onde os usuários estão limitados à observação passiva de informações.).


08 - O sistema estruturador da Administração Pública Federal que oferece apoio à administração do patrimônio imobiliário da União é o:
a) SIASG                   
b) SIMOB                  
c) SIPIM                     
d) SIAPA                   
e) SIAPI
SIAPA - Sistema Integrado de Administração Patrimonial, consiste em uma ferramenta de apoio à administração do patrimônio imobiliário da União, especificamente dos seus imóveis dominiais. Tem como objetivos indicar: os imóveis dominiais da União; os usuários dos imóveis dominiais da União; os regimes de utilização; os valores devidos pela utilização e agilizar a cobrança. O SIAPA fornece dados para o encaminhamento dos processos para inscrição em dívida ativada União e a competente execução judicial. O SIAPA originalmente só permitia o registro de contratos de aforamento e de inscrição de ocupação, atualmente pode-se registrar Termos de Autorização de Uso (TAUs), Concessão de Uso Especial para Fins de Moradia (CUEM), Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), com possibilidade de coexistência de contratos onerosos com não onerosos. Serviços on-line também estão disponíveis como a Ficha de Cálculo de Laudêmio (FCL), a Certidão de Autorização de Transferência (CAT) e mais recentemente o DARF eletrônico.


09 - O sistema estruturador da Administração Pública Federal que pode ser usado para controlar contratos, licitações, fornecedores e cujo objetivo é acompanhar o processo de compras do governo é o:
a) SIASG                   
b) SIAFI                     
c) SIGPLAN              
d) SIDOR                   
e) SILIC
Sistema Integrado de Administração dos Serviços Gerais que é um conjunto informatizado de ferramentas para operacionalizar internamente o funcionamento sistêmico das atividades de administração supracitadas.


10 - O SIAFI é um sistema de informações centralizado em Brasília, ligado por teleprocessamento aos Órgãos do Governo Federal distribuídos no País e no exterior. Essa ligação é que garante o acesso ao sistema às quase 17.874 Unidades Gestoras ativas no SIAFI. Para facilitar o trabalho de todas essas Unidades Gestoras, o SIAFI foi concebido para se estruturar da seguinte forma:
a) Programas – procedimentos – transações.             
b) Sistemas – rotinas – transações.
c) Sistemas – subsistemas – módulos.                       
d) Programas – módulos – rotinas.
e) Programas – módulos – transações.
Sistemas é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.
Subsistemas é sistema subordinado a outro.
Módulo é a parte do sistema responsável por uma tarefa bem definida e que pode ser acoplado a um sistema para permitir ao mesmo executar a tarefa disponibilizada pelo módulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário