Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

18 de abril de 2014

Prova PC-SP Técnico de Laboratório 2014

86. Assinale a alternativa que descreve o resultado da execução do seguinte comando em um ambiente Linux: cp /home/ocorrencias.txt /home/backup
Considere que a pasta /home/backup está vazia, e que as permissões de acesso e o espaço em disco são suficientes para a ação.
a) Uma cópia do arquivo ocorrencias.txt será enviada para a pasta /home/backup. APLICAÇÃO da DEFINIÇÃO
b) O arquivo ocorrencias.txt será renomeado para backup.
c) O arquivo ocorrencias.txt será apagado da pasta /home e da pasta /home/backup.
d) O arquivo ocorrencias.txt será apagado da pasta /home, apenas.
e) O arquivo ocorrencias.txt será apagado da pasta /home e uma cópia será enviada para a pasta /home/backup.


87. Observe a figura a seguir, extraída do MS-Windows 7, em sua configuração padrão.
Para ter acesso a este painel de configuração, exibido na figura, o usuário pode acessar o Painel de Controle, no modo de exibição de ícones grandes, e clicar no item
a)      Barra de Tarefas e Menu Iniciar.
b)     Opções da Internet.
c)      Ferramentas Administrativas.
d)     Central de Rede e Compartilhamento.
e)      Firewall do Windows.
Vamos resolver no computador.


Observe as figuras a seguir, extraídas do MS-Word 2010, em sua configuração padrão, para responder às questões de números 88 e 89. Elas apresentam parte de um documento de texto, em dois momentos: antes e depois da aplicação de um recurso de formatação.

88. Assinale a alternativa que contém o nome do recurso aplicado, entre os dois momentos das figuras, e que pertence ao grupo Parágrafo da guia Página Inicial.
a)      Classificar.          
b)     Espaçamento de Linha e Parágrafo.
c)      Marcadores.
d)     Indicador.
e)      Numeração.
Vamos resolver no computador.

89. Para desfazer a ação que aplicou o recurso de formatação na questão anterior, o usuário pode clicar no botão Desfazer, localizado na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, ou utilizar o seguinte atalho de teclado:
a)      Ctrl+T - Selecionar todo o texto.
b)      Ctrl+D - Altere maiúsculas e minúsculas
c)      Ctrl+M - Alinhar à esquerda.
d)     Ctrl+Z
e)      Ctrl+L - Localiza palavra no texto.


Para responder às questões de números 90 e 91, observe a figura a seguir, extraída do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão. Ela apresenta uma tabela com os resultados dos ensaios realizados por um técnico de laboratório.
90. Assinale a alternativa que apresenta o nome do recurso do grupo Classificar e Filtrar, da guia Dados, que permite definir vários critérios simultâneos para classificar os ensaios do intervalo A1:B4 e é representado pelo ícone   .
       




a) Classificar de A a Z.
b) Classificar de Z a A.
c) Classificar.
d) Filtro.
e) Filtro avançado.
Vamos resolver no computador.

91. Assinale a alternativa que contém a fórmula que, quando inserida na célula B5, resulta no mesmo valor apresentado nela atualmente.
a) =MÉDIA(B2:B4)
b) =SOMA(B2:B4)/4
c) =MÉDIA(B2;B4)/3
d) =SOMA(B2:B3)/3
e) =MÉDIA(B2;B4)
Vamos resolver no computador.


Observe a figura a seguir, extraída do MS-Access 2010, em sua configuração padrão, para responder às questões de números 92 e 93.
A figura apresenta o Modo Design de uma consulta com duas tabelas: Ensaios e Valores, previamente relacionadas pelo campo idEnsaio. Essa consulta está configurada para exibir todos os campos das duas tabelas, sem filtros, e o tipo de junção deve incluir todos os registros da tabela Ensaios e somente os registros da tabela Valores quando os campos idEnsaio forem iguais.

92. O ícone
, posicionado em frente ao campo idEnsaio, indica que o campo é uma chave da tabela Ensaios, ou seja, dentre outras características, não permite valores duplicados ou nulos, e identifica de forma exclusiva cada registro armazenado na tabela. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
a) de pesquisa
b) primária
c) recursiva
d) exclusiva
e) automática
Vamos resolver no computador.

93. Considere os seguintes valores contidos nas tabelas Ensaios e Valores:
Assinale a alternativa que contém o número de registros retornados como resultado quando a consulta é executada.
a) 11.
b) 6.
c) 8.
d) 1.
e) 5. APLICAÇÃO da DEFINIÇÃO


94. Considere a figura a seguir, extraída do menu de contexto da planilha Ensaios.xlsx, que está na Área de trabalho do MS-Windows 7, em sua configuração padrão.
Assinale a alternativa que descreve o que acontece quando o usuário clica na opção “Documentos”, do item “Enviar para” do menu de contexto. Considere que a pasta de destino está vazia e que as permissões de acesso e o espaço em disco são suficientes para a ação.
a) A planilha é mantida na Área de trabalho, e um atalho é enviado para a pasta Documentos.
b) A planilha é apagada da Área de trabalho, e uma cópia é enviada para a pasta Documentos.
c) Um atalho para a pasta Documentos é criado na Área de trabalho.
d) A planilha é apagada da Área de trabalho, e um atalho é enviado para a pasta Documentos.
e) A planilha é mantida na Área de trabalho, e uma cópia é enviada para a pasta Documentos APLICAÇÃO da DEFINIÇÃO


95. Observe os aplicativos a seguir, que podem ser acessados pelo usuário quando ele clica no botão Iniciar e depois em “Todos os Programas” do Windows 7, em sua configuração padrão.
Ao conectar um scanner no computador, é possível digitalizar um material escrito utilizando o programa
a) Ferramenta de Captura. - Faz uma captura de tela de qualquer item da sua área de trabalho, como uma foto ou uma seção de página da Web. 
b) Windows Media Player. - É um aplicativo para rodar músicas e vídeos que já vem instalado no sistema operacional da Microsoft.
c) Paint. - Um aplicativo para desenhar, colorir e editar imagens. No Paint é possível fazer novas imagens simples e projetos criativos ou adicionar texto e designs a arquivos de imagens existentes.
d) Windows Fax and Scan.
e) Windows Media Center. - É um recurso disponível no Windows 7 e que disponibiliza ferramentas multimídia para que os usuários possam realizar tarefas de vídeo, aúdio e imagem de uma forma mais simples e centralizada. 


96. O é um aplicativo do MS-Windows 7 que permite ao usuário criar desenhos em uma área de desenho em branco ou sobre imagens existentes. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado.
a) Paint
b) Windows Explorer – Gerenciador de arquivos e pastas.
c) Windows Media Player - É um aplicativo para rodar músicas e vídeos que já vem instalado no sistema operacional da Microsoft.
d) Bloco de Notas - É um programa de edição de texto básico que pode ser utilizado para criar documentos.
e) Prompt de Comando - Ajuda a escrever e executar comandos MS-DOS (Microsoft Disk Operating System) e outros comandos do computador.


97. Assinale a alternativa que contém o nome de um padrão que permite conectar e desconectar mais de um periférico: uma impressora, um pendrive e um teclado, por exemplo, em uma única porta, sem que seja necessário desligar o computador.
a) High-Definition Multimedia Interface. - é uma interface condutiva totalmente digital de áudio  de transmitir dados não comprimidos, representando, por isso, uma alternativa melhorada aos padrões analógicos, tais como: Radio Frequência, Cabo coaxial, vídeo composto, S-Video, SCART, vídeo componente, Terminal D e VGA.
b) Video Graphics Array.- VGA é um padrão de gráficos de computadores introduzido em 1987 pela IBM, sendo também usado vulgarmente para designar o conector associado ao padrão. O nome correto para tal conector é D-SUB ou Conector DB.
c) Universal Serial Bus.
d) Integrated Drive Electronics. - Ou IBM Disco Eletrônica , IDE é mais comumente conhecido como ATA ou Parallel ATA ( PATA ) e é uma interface padrão para discos rígidos compatíveis com IBM
e) Central Processing Unit. – CPU também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados.


98. Quando o usuário utiliza um endereço com o prefixo https:// para acessar uma página na Internet, tal como https://www.google.com.br, ele está
a) compartilhando arquivos com outros usuários utilizando o protocolo FTP.
b) criando um backup local para a página acessada.
c) permitindo acesso remoto de outros computadores, sem protocolo definido.
d) utilizando um protocolo de comunicação criptografado.
e) proibindo a criação de cookies.
Serviço SSL (Secure Socket Layer)  ou Camada de Conexão Segura - O SSL adiciona proteção à camada de aplicação sendo geralmente usado para transmissão de dados de uma aplicação específica de forma segura, usando criptografia, em um ambiente não seguro, como a Internet.   Uma das principais aplicações é o HTTP, que, quando utilizado em conjunto com o  SSL, é chamado de HTTPS. 


99. Considere a figura a seguir, extraída do MS-Outlook 2010, em sua configuração padrão.
Quando a mensagem for enviada, o destinatário do endereço eletrônico carlos@email.com
a) receberá uma cópia da mensagem, e o endereço dele será visto pelos outros destinatários.
b) receberá uma confirmação de envio, sem a mensagem, e o endereço dele será visto pelos outros destinatários.
c) receberá uma cópia da mensagem, e o endereço dele não será visto pelos outros destinatários. APLICAÇÃO da DEFINIÇÃO
d) receberá uma cópia da mensagem, uma confirmação de envio, e seu endereço será visto pelos outros destinatários.
e) receberá uma confirmação de envio, sem a mensagem, e o endereço dele não será visto pelos outros destinatários


100. O Comitê Gestor da Internet no Brasil define como um programa, ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos, para executar ações danosas ou atividades maliciosas em um computador.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado.
a) o spam - É o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando este tipo de mensagem possui conteúdo exclusivamente comercial também ´e referenciado como UCE (Unsolicited Commercial E-mail)
b) o vírus
c) o antivírus - Tipo de ferramenta antimalware desenvolvido para detectar, anular e eliminar de um computador vírus e outros tipos de códigos maliciosos.
d) a criptografia - Considerada como a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código, é um dos principais mecanismos de segurança que pode ser usado para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet.
e) o firewall - Dispositivo de segurança usado para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário